Dicas de Nutrição para Cavalos

Criadores de equinos em geral que acompanham nosso blog sabem que falamos bastante da importância de aminoácidos na alimentação, cuidados com dores e o manejo diferenciado dentro de cada estação do ano.

Hoje falaremos com mais detalhes sobre a nutrição de cavalos, os principais pontos a serem observados e como garantir o máximo desempenho e saúde para o animal.

Nutrição na primeira infância

A nutrição de cavalos se baseia na mesma premissa dos humanos durante a primeira infância: O aleitamento materno é fundamental. Isso porque é através da ingestão do colostro, substância que antecede o leite materno, já nos primeiros momentos de vida é cheio de anticorpos que auxiliarão na formação do sistema imunológico do animal, além de nutrientes essenciais para a vida do potro.

Os primeiros três meses de amamentação vão garantir a ingestão ideal de água, gordura e vitaminas através da amamentação, porém deve-se deixar disponível pequenas porções de alimentação semelhante à materna para que o potro prove e faça a transição da alimentação liquida para sólida com facilidade.

O período de pastagem junto a mãe também faz parte da nutrição do potro e não deve ser negligenciada.

Durante a vida adulta

Já na fase adulta cada animal irá ter uma necessidade específica de acordo com sua função, seja para trabalho no campo, passeio, exposição ou reprodução cada caso deve ser avaliado individualmente por um veterinário competente para que toda a necessidade nutricional seja atendida de forma adequada e baseada no peso de cada animal.

De modo geral, a nutrição de cavalos segue uma rotina que inclui algumas horas de pastagem e ingestão de alimentação seca em pequenas porções ao longo do dia, entre 4 a 5 para ser mais exato. Isso porque possuem capacidade estomacal relativamente pequena e digerem com facilidade grãos e capim.

Cólicas, das enfermidades mais comuns em equinos, podem ser causadas também pela ausência de alimentação balanceada, ou até mesmo pela ingestão de plantas impróprias para o consumo durante as pastagens e provocar pequenos e grandes quadros de intoxicação alimentar.

A boa nutrição de cavalos vem no consumo equilibrado de hidratos de carbono, fibras, gorduras, capim e minerais como cálcio e fósforo.

Animais doentes ou em recuperação

Como já falamos em cada momento da vida do cavalo uma dieta específica é necessária e durante períodos de enfermidade e recuperação a alimentação desenvolve um papel ainda mais importante para que esse animal volte ao trabalho o quanto antes.

Em casos extremos a nutrição pode ser fornecida de forma intravenosa, de acordo com a conduta do veterinário responsável. É também sob as orientações de um nutricionista equino que as dosagens ideias de alimentação seca e suplementação serão fornecidas, garantindo a reposição ideal de nutrientes para a recuperação.

Água sempre à disposição

Independe da fase de vida do animal ele sempre deve ter a sua disposição água a vontade, principalmente nos meses de verão onde as altas temperaturas fazem aumentar também a quantidade de suor e perda de sais.

Além de sempre disponível a água deve estar limpa, livre de restos de alimento seco e fresca.

Esses cuidados irão proporcionar uma vida longa e produtiva para seu cavalo, continue com a gente e acompanhe mais informações sobre o manejo e criação de cavalos.

Equipe TudoVet